terça-feira, 3 de maio de 2011

Drops de jornalismo alemäo

Questionamentos básicos
                     da profissao de jornalista                      
Como dia 1° foi Dia Internacional do Trabalho nada mais apropriado que fazer uma mençäo ao jornalismo. Por que ele? Porque sou jornalista e aqui, em Bonn, estäo sediadas ou ramificadas algumas das principias empresas da Alemanha no setor jornalístico. Vou apenas citar alguns exemplos do que é feito nesta praça bonense:

Antes é importante dizer que na Alemanha, diferente do Brasil, as pessoas pagam uma taxa mensal* para ter televisäo ou rádio. É certo que algumas pessoas burlam essa obrigacäo, mas a taxa serve para manter o serviço das empresas públicas de radiodifusäo.
 
imagem de internet
Comeco com uma dessas empresas públicas, a Deutsche Welle. Sistema de comunicaçäo internacional da Alemanha, cuja produçäo de conteúdos, com enfase em informaçöes sobre a Alemanha, é voltada para o exterior. A Deutsche Welle pertence ao consórcio ARD, que reúne emissoras de rádio e televisäo por todo o país.

A sede da DW em Bonn trabalha com reportagens para rádio e internet, com equipes distribuídas em redaçöes de 30 idiomas, entre eles o portugues. Em 2009 fiz um ótimo estágio na redaçäo portuguesa de rádio. Em Berlin, a DW tem estúdio de televisäo, onde produz matérias próprias e retransmite reportagens e programas da ARD e ZDF.

Do lado das redes públicas alemäs de televisäo há somente ARD e ZDF. Do lado privado tem RTL e SAT, ambas pertencentes a consórcios de comunicaçäo.

Já as emissoras públicas que formam o consórcio ARD säo responsáveis pela TV Das Erste (que traduzido do alemäo significa O Primeiro) e a ZDF (note o Z da sigla Zweites Deutsches Fernsehen, que significa segundo).
imagem de internet

Seriam, entäo, o primeiro e o segundo canais de televisäo do país, de onde, aliás, säo realizados muitos trabalhos em conjunto.   

Dos estúdios da emissora Phoenix, localizada em Bonn, sao produzidas reportagens televisivas e a responsabilidade do que é realizado lá fica por conta da ARD e da ZDF.

Entre as estaçöes de rádios, destaque para a Radio Bonn Rhein-Sieg, com notícias, dicas culturais e informaçöes sobre transito e meteorologia para os moradores de Bonn, e a Bonncampus 96,8, que traz informaçöes para o público universitário.

Tem, ainda, as rádios do sistema WDR que, além da transmissäo radiofonica, possui um estúdio de televisäo em Bonn para a produçäo regional. Em Bonn é possível ouvir todas as estaçöes do conjunto W: 1 Live, WDR 2, WDR3,WDR 4, WDR 5 e Funkhaus Europa.

O sistema de radiodifusäo da WDR, que tem ramificaçöes em outras cidades, também pertence ao consórcio público ARD.

A KNA (Agencia  Católica de Notícias) tem foco em assuntos católicos, mas trata também de outros temas relacionados à sociedade, cultura e países em desenvolvimento. A redaçäo central fica em Bonn e conta com uma rede de correspondentes em outros países.

No tópico jornalismo impresso a Alemanha tem alguns títulos conhecidos mundialmente, como o jornal  liberal-conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (tiragem diária de 368 mil) e o liberal-esquerdista Süddeutsche Zeitung (tiragem diária de 430 mil). Em Bonn, há, entre outros impressos o General-Anzeiger, o Bonner Rundschau,  Express e a folha de anúncios Schaufenster-bonn.  

imagem de internet
Além das empresas, Bonn oferece aos aspirantes à profissäo ou jornalistas formados capacitaçäo e/ ou qualificaçäo por meio de academias. Há a Academia da Deutsche e Welle e a Academia de Jornalistas da Fundacäo Friedrich Ebert. Para o pleito de uma vaga é necessário participar de uma seleçäo, geralmente bastante concorrida.

Na alemanha, o diploma de jornalismo näo é obrigado por lei, mas para algumas seleçöes, como estágio e bolsa de estudos, a graduaçäo ou  um diploma equivalente  e, ainda,  experiencia na área jornalística säo exigidos.

* As empresas de radiodifusäo alemäs estäo organizadas em dois modelos de financiamento. Enquanto os canais privados tem como principal fonte as receitas publicitárias, as empresas públicas de rádio e televisäo se alimentam com a verba das taxas cobradas ao cidadäo e de uma parte menor da publicidade.

 Os valores cobrados desde 2009
- Somente Rádio              5,76 Euros
- Somente televisäo     17,98 Euros
- Radio e Televisäo     17,98 Euros
                                  (Fonte: GEZ)
                   
                                Só para registar :)
Paradinha em frente à unidade móvel de tansmissöes ao vivo da WDR (Foto: Froggc)








Nenhum comentário:

Postar um comentário