Mas é bom frisar q o pedestre na Alemanha deve ser atento e ágil, pois os motoristas ficam irritadíssimos se ele pára e voce nao passa logo. Devo ter irritado muitos motoras na época da minha chegada na Alemanha, rsrs
- Estudantes universitários tem um cartao de transporte que dá direito à locomocao, 'gratuita'*, em onibus, Strassebahn (espécie de metro de superfície e subterraneo) e também em trem por todo o Estado de Renânia do Norte-Vestfália, onde Bonn está localizada.
A partir das 19h, de segunda a sexta-feira, o estudante pode levar um acompanhante e, nos finais-de-semana e feriados, ele também está autorizadao a levar um acompanhante, a qualquer hora do dia ou da noite, para andar de onibus, Strassebahn ou trem por toda a regiao de Bonn ou fazer viagens em cidades próximas sem pagar pelo tíquete, basta apresentar o cartao.
* Coloquei 'gratuita', assim entre aspas, porque, na real, nao sai de graca. O uiversitária paga uma taxa semestral de 230 Euros pelo cartao e isso dá direito de transporte livre a ele e, se quiser, a um acompanhante. Tudo bem, nao é benefício gratuito, mas se considerarmos a quantidade de idas e vindas que o estudante pode fazer dentro da cidade (dia e noite, durante as semanas, meses e ano), além da liberdade de sair em viagem dentro do Estado, sem ter que pagar toda vez por isso, podemos calcular que o estudante sai ganhando uma grande vantagem com um único cartao.
- Essa aqui é curiosa. Falei acima do cartao universitário, mas para quem nao o tem, há a opcao de comprar o tíquete, que pode ser unitário ou em diferentes modelos de cartela. Todos os meios de transporte - onibus, Strassebahn e trem - sao fiscalizados. Como funciona? Eles entram no veículo com uma máquina e pedem o tíquete para checar. Entretanto (primeira parte da situacao), voce pode ficar dias, semanas e ate o mes interiro sem ver a cara de um deles. Mas se eles nao aparecem, nao sao onipresentes, como ter, de fato, o controle do uso so transporte? Por que, entao, ter fiscais e nao outro tipo de checagem? Eram meus questionametos iniciais.
Sem fiscalizacao em todos os veículos, corre-se o risco de alguém burlar a regra e nao comprar o tíquete - por sinal, caro -, usar o transporte sem pagar, dar o "bico", como dizem em Sao Luís. Se há quem faca isso, quem sao e por que fazem? Nao posso afirmar que todos, mas a maioria dos alemaes que conheco compram o seu tíquete, independente se irao ou nao encontrar fiscais pelo caminho. É uma questao de consciencia. E também de um receio que se justifica. Afinal, os controladores nao aparecem a toda viagem (a segunda parte da situacao), mas se eles aparecem, se prepare: eles surgem de surpresa, em bando, algumas vezes, cinco - seis pessoas ao mesmo tempo, vestidas de preto, máquinas de controle carregadas no bolso da calca, parecem até armas - e sao. Armas de tensao e intimidacao para quem nao tem seu tíquete ou cartao. Para esses que se arriscaram, o preco da ousadia é uma multa de 40 Euros e muito vexame na mao dos controladores.
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