Se pudesse escolher, qual animal você seria? A resposta a essa pergunta é o título do livro "Ich wäre gern ein Huhn" (Eu seria uma galinha), de Beatrix Schnippenkoetter.
Com uma idéia simples e uma sistematização interessante, o livro dá voz a crianças do mundo para falar um pouco sobre o seu cotidiano e sobre os seus sonhos. Estão no livro personagens de 88 países, entre eles o Brasil. Na página esquerda que precede cada história pessoal, a autora faz uma apresentaçao resumida do contexto histórico e socio-cultural do respectivo país.
O legal é que, pelas respostas das crianças, dá para conhecer o tipo de preocupação e olhar que cada uma delas tem sobre a vida e, com isso, entender um pouco o comportamento social dos países nos cinco continentes pesquisados.
Do Brasil, a apresentação fala um pouco da religiosidade, da paixão pelo futebol, de recordes na natureza, como ter a maior área de pântanos e a maior região costeira do mundo, e, ainda, do Carnaval do Rio de Janeiro. A menina Jéssica, de 10 anos, é a personagem brasileira. Ela mora em Cabo de Santo Agostinho e seu grande sonho é ter o próprio computador. Também gostaria de acabar com a violência no mundo e, se tivesse dinheiro suficiente, a primeira coisa a comprar seria uma casa.
Entre outros pontos do questionário padronizado, Jéssica responde que tem medo de bandidos, gosta de comer pamonha e que um dos momentos mais felizes da sua vida foi quando estava “orando na igreja e seu coração se encheu de alegria”.
Ah, que animal ela gostaria de ser? Uma gata porque é um animal amoroso e meigo.
E quem respondeu que seria uma galinha foi uma Awa, uma menina de 9 anos de Sanankoroba, em Mali, um dos países mais pobres do mundo, localizado na África. A maliana escolheu essa ave porque, segundo ela, tem uma das carnes mais saborosas.
No final tem dois questionários, uma para o/a leitor/a criança e outro para o/a leitor/a adulto.
O LIVRO
Ich wäre gern ein Hühn: Was Kinder aus aller Welt erleben und sich erträumen
Ich wäre gern ein Hühn: Was Kinder aus aller Welt erleben und sich erträumen
Autora: Beatrix Schnippenkoetter.
Editora: Campus Verlag GmbH
Ano: 2006
Distribuição: bpb Bonn
Em tempo: Estava paquerando essa obra e planejava comprá-la. Pois não é que eu recebi uma edição, de graça, no dia em que saí de casa para comprá-la ;p
Nenhum comentário:
Postar um comentário