terça-feira, 12 de abril de 2011

Coisas que acontecem numa boa na Alemanha II

- Nao estranhe se, ao escolher ficar sozinho ou passar o final de semana só com os amigos, o seu companheiro (ficante, namorado, marido ou namorido) nao fizer um interrogatório ou nao telefonar a cada 10 minutos depois que vc sair. Isso nao quer dizer que ele nao sinta ciúmes ou amor, é que simplesmente os alemaes levam a ferro e fogo a palavra privacidade e fazem questao que ambos respeitem o espaco do outro na relacao.

- Sabe aquela história de que na China as pessoas arrotam e soltam pum  na sua frente sem pestanejar? Pois aqui eles assoam o nariz sem a menor cerimonia, nao importa se voce está comendo à mesa, concentrada em alguma leitura no onibus/bahn ou conversando entretidamente em uma roda de amigos. O assoador sempre vem e mostra a sua coragem.

- Os pais educam as criancas a nao assistir televisao e isso é vivido sem drama.

No Brasil, para o bem ou para o mal, a televisao faz parte do nosso dia-a-dia. Nao sou  apocalíptica e acredito que tanto televisao como internet podem oferecer aos usuários os dois lados da moeda. O lado positivo ou o lado negativo será uma consequencia de como o meio é usado

- Ah, os alemaes também reclamam de tudo numa boa. Parece um esporte - e adoram praticar. Reclamam de todos e de tudo, inclusive, quando as coisas vao bem. Será a busca pela perfeicao ou  cultura do resmungo? De de 2009 ate 2011, por exemplo, foi retirarda e construída, em Bonn, dois pontos de parada para o Strassebahn (metro de superfície e de circulacao subterranea). E nao sao paradas simples, nao. Ela sao grandes e bem estruturadas, possuem plataformas, relógios, controle de partida e chegada dos veículos,  cobertura transparente, máquinas para a compra automática de tíquetes de transporte. Enfim, o que sei que é que derrubaram as paradas antigas, que funcionavam bem, e construíram as novas só um pouquinho adiante do local das anteriores. Ambas foram construídas rapidamente e combinaram com o desenho urbano daquela parte da  cidade. Tudo bem, tudo bonito. Mas, acreditem, os alemaes terao sempre alguma reclamacao ou crítica a fazer sobre aquilo que os cerca.

2 comentários:

  1. Interessante né Janu essa cultura tao diferente da nossa. E' verdade mesmo que os alemaes e os europeus em geral reclamam de tudo. MInha opiniao é, que eles sabem bem pouco o que é a palavrinha ou palavrao PROBLEMA. POr isso, por aqui tem um alto indice de suicidio. Pois muitos quando enfrentam um grande problema a soluçao para muitos é dizer "au revoir vou voar".
    Enfim o brasleiro è bicho duro, forte e encara com ginga, sorriso e esperança muitos problemas que, com certeza nao sao poucos.

    ResponderExcluir
  2. É, Rapha, há uma meneira diferente d encarar os problemas e os pequenos desgastes do cotidiano. Parece q para eles é impraticável fazer aquilo que nao foi planejado. Nao tem muita habilidade na hora de improvisar e, também por isso, ficam estressados. Ademais, reclamam quando as coisas estao sob controle.. Ok, reclamar é uma coisa normal, todas as pessoas se irritam e reclamam de algo q discordam. Nós, brasileiros, também fazemos isso, mas a grande diferenca é que reclamamos com uma visao flexível sobre os problemas. Temos a capacidade de rir dos nossos erros e, como vc disse, trazemos sempre um punhado de esperanca, temos fé e somos teimosos diante dos problemas. Nao jogamos a toalha com facilidade, pois sempre acreditamos q algo melhor está por vir. Grande beijo p vc ;)

    ResponderExcluir