sábado, 16 de abril de 2011

De tudo um pouco

Mercado de pulgas, Feira de Antiguidades, Mercado de Usados e, caso voce esteja na Alemanha, Flohmarkt. Diferentes nomes para um local onde podemos encontrar um pouco de tudo – entre raridades, utilitários e quinquilharias – a precos populares. Hoje, 16, foi a primeira exposicao de produtos do ano, em Bonn, e também minha primeira visita a uma feira desse tipo na Europa.

Somado às flores da primavera, o Flohmarkt de Bonn tem o privilégio de ser realizado no Parque Rheinaue, por onde o Rio Reno segue tranquilamente seu percurso diário. E além de coisas, o interessante é observar o estilo das pessoas que visitam esse mercado a céu aberto. Muita gente descolada, com o "visu" criativo, combinando com ar descontraído do local.

Aliás, na Alemanha voce pode adotar o estilo que quiser que ninguém vai ficar olhando e criticando, dizendo que voce é maluco(a), como muitas vezes acontece no Brasil. Pode misturar cores, estampas, experimentar penteados e detonar na producao. Seja extravagante ou  mesmo super chique o pessoal nem tchum pra voce.

Entre tantos rostos, pois a feira estava bem cheia, pensei até ter visto a vocalista da banda Roxette e algum outro astro da música, um membro de banda de rock, daqueles cabeludos e cheios de tatuagens. Olhando de perto notei que eram só uns visitantes daquele tipo descolado que citei acima.  

Mas em se tratando de objetos, a feira de antiguidades de Bonn tem bastante a oferecer. Apesar de ser de segunda-mao, a maioria das coisas tem cara de semi-nova. Teve comprador que saiu com sacoloes abarrotados nas costas como os sacoleiros que cruzam a Ponte da Amizade, entre Brasil e Paraguai.

Vamos à lista de alguns produtos que estavam expostos no Flohmarkt:
- Eletronicos: televisao, DVD, impressora, aparelho de fax, videogame, rádio-relógio e algo que parecia ser um projetor de filmes
- Livros: de todos os generos, coletaneas, audiobooks, quadrinhos (vários do Tio Patinhas, Asterix e Obelix e Lucky Luke), romances,  ficcao científica, infantis, clássicos da literatura, enfim, de escritos sobre o expressionismo alemao no cinema aos tracos eróticos de Milo Manara.
- Filmes: DVDs também de todos os generos, dos filmes antigos aos lancamentos mais recentes. Se tiver paciencia de procurar, encontra até producoes raras
- Roupas, sapatos e acessórios: super variedade de casacos, mantas, blusas e chapéus. Tinha uma banquinha que vendia aqueles chapéus de inverno russo, como o que foi usado no clip Nikita (de Elton John), e em que fica parecendo que a pessoa carrega nao um chapéu, mas um bicho de pelúcia na  cabeca. Sobre sapatos também é possível encontrar uma vasta oferta de botas, sapato social e rasteiras. O precos sao legais, botas bonitas e em bom estado por até 7 Euros. Sao comercializadas, ainda, muitas bolsas, das coloridas de pano, com jeitao hippie, às mais formais, de couro, com design clássico. Também tem acessórios (cachecóis, lencos, brincos, colares, pulseiras, cintos, etc) que podem ser combinados e compor  um guarda-roupa original. 
Brinquedos: Nunca tinha visto tantas bonecas de porcelana juntas. Bonecas lindas e outros brinquedos que a criancada adora. Tinha conjuntos de lego, playmobil, muitas miniaturas de personagens de filmes como Star Wars, O Senhor dos Anéis, James Bond, Garfield, Smurfs, entre outros, além de jogos infantis e brinquedos de madeira. Vi também um boneco indiozinho, de pele morena e cabelo muito preto, uma beleza! Achei interessante encontrá-lo em meio a tantas bonecas de porcelana com característica européia - pele branca, olhos claros, cabelos louros e semblante de anjo.

No Flohmarkt de Bonn se encontram com facilidade pecas antigas em metais, pode ser bronze, prata ou ferro. Sao  objetos diversos que trazem personagens ou cenas históricas da Europa, de batalhas e conquistas, em riqueza de detalhes e acabamento, sao quase jóias. Tem, ainda, as bancas internacionais. Visitei uma com artigos da Índia e outra africana. Ah, quase me esqueci dos violoes que estavam sendo vendidos por 40 Euros - tinham jeito de novo e, segundo o  comerciante, funcionavam bem. Uma pechincha!!

A Feira de Antiguidades de Bonn ocorre anualmente. A deste sábado foi a primeira do ano, mas outros virao até outubro, no terceiro sábado de cada mes. Desta vez fui só olhar. Talvez compre uma coisinha na próxima exposicao. De qualquer forma já vale o passeio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário