sábado, 5 de março de 2011

Carnaval com K

Na última quinta-feira, dia 3, estive em Beuel para ver o Carnaval de rua que ocorre por lá, todos os anos. 

Fui com o pessoal do curso e, para chegarmos até lá, pegamos a barca que faz a travessia do Rio Reno. Beuel fica pertinho do centro de Bonn. O transporte foi rápido, menos de meia hora, e custou só 1 Euro. 

E quanta animação matutina debaixo de, aproximadamente, 2°C. Apesar do frio, os foliões de Beuel esquentaram legal. Em Colônia, então, deve ter fervido. É que o Carnaval de Colônia é uma celebração tradicional que adquiriu dimensões grandiosas. É, sem dúvida, o maior e mais famoso do país. Em  Düsseldorf e Mainz o embalo carnavalesco é também muito popular e está tradicionalmente no calendário de festas do país.

Mas, diferente do Brasil, o Carnaval na Alemanha não é celebração – ou um orgulho – nacional.  As festividades se concentram nas regiões mais católicas, como o sul do país e o Vale do Rio Reno, e começam oficialmente 11/11, às 11h11. Entretanto, a folia só ganha as ruas a partir da quinta-feira de Carnaval. 

Só para relacionar melhor a força do Carnaval na área citada,  todas essas cidades (Düsseldorf, Mainz, Colônia e Bonn) fazem parte do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, que fica na região do Vale do Reno.


COMO ELE É
                                                
O carnaval alemão é um um desfile de rua. Em outra simples definição,  uma espécie de cortejo com pequenos blocos carnavalescos que distribuem bombons e outros mimos para as crianças – e para os adultos.

Quando os blocos passam, a meninada abre suas sacolinhas e grita "Kamelle, Kamelle" para receber as guloseimas. Os grupos são bem organizados e cada apresentação segue seu tempo certo.
As fantasias são criativas e, geralmente, reproduzem os trajes da cultura alemã ou bichos da floresta. É uma alternativo ao frio se vestir de leão ou de urso, entre outros.


DOIS DIAS MARCANTES

O Weiberfastnacht (Quinta-feira das Mulheres), dia em que as elas recebem as chaves da cidades e tem, simbolicamente, o poder. Podem cortar a gravata dos homens, gesto que simboliza  a castração do poder masculino, e dar beijinhos nos policiais.

Na quinta-feira, as pessoas saem fantasiadas nas ruas e muitas vão assim para o trabalho. Ninguém estranha os profissionais, geralmente sisudos, passando com uma roupinha colorida e uns acessórios engraçados.

O Rosemontag (Segunda-feira das Rosas). Há um grande desfile neste dia com carros alegóricos e grupos carnavalescos que jogam muitíssimas balas, bombons, biscoitos, flores e pequenos presentes para quem está assistindo ao desfile. É hora de clamar de novo pelas Kamelles.

Em Beuel, quinta-feira, eu peguei muitos bombons de fruta, de chocolate, barra de cereal e pacotes de lencos de papel. Uma jovem indiana, que estava ao meu lado, pegou uma bolsa de pano cheia de bonequinhas, também feitas de pano (uma gracinha!). Outra garota conseguiu pegar um bichicho de pelúcia.

Os alemães se esbaldam nos dias de Carnaval. Riem à vontade, falam alto, bebem ainda mais e soltam a franga. Terminado o Carnaval, eles retomam o jeitinho discreto e o ar de seriedade, a cara fechada e o olhar esquivo. Aliás, o Carnaval termina terça-feira à meia-noite, com a queima de um boneco de palha.


O NOME DA FESTA

Dependendo da cidade onde você estiver, o nome da come(bebe)moração pode ser "Karneval", "Fastnacht", "Fasnet", "Fosnat" ou "Fasching".

Alaaf é o grito de boas vindas do Carnaval em Colônia e Bonn. Em outras cidades, a expressão pode variar. Em Düsseldorf, por exemplo, fala-se Helau, em vez de Alaaf. Mas, em todo caso, o que eles estão querendo dizer é Olá!! Viva!! Uma saudação para a festa e os convidados.

Então é isso aí, Viva a alegria e brinquem de maneira de segura, esteja você festejando na Alemanha ou em outra parte do mundo.

4 comentários:

  1. Muito legal a tua matéria. Imagina se no BRasil as dançarinas,as rainhas de bateria pudessem ir ao trabalho fantasiadas?????? Ia ter mta gente babando literalmente. hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito interessante Janu. Nunca tinha pensado como seria o carnaval na Alemanha, seus textos estão massa, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ivana, querida! Muito obrigada pela visita e que bom q vc gostou. O carnaval alemao é bem diferente, mas também divertido. Venha ao blog sempre que puder, eu me alegrarei com as suas visitas. Bjo!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Rapha! Se fosse c as rainhas d bateria, acho q o negocio nao ia dar certo. Iria ter briga d namorada(o)s ciumenta(o)s e outras confusoes.. :)

    ResponderExcluir