sexta-feira, 18 de março de 2011

O start de uma lembrança

Em uma noite tranquila, estava eu ouvindo uma radioweb alema, que tocava só musica techno. De repente, começa a tocar Kaoma, ou melhor a versao portuguesa de Chorando se foi, o grande hit do grupo em 1989. Era versao remix, mas ainda assim levei um sustinho, rsrs

Depois fiquei sabendo que Chorando se foi, ou Lambada, como ficou conhecida no exterior, também fez sucesso na Alemanha, no final dos anos 80 e início dos 90. 

                Chorando se foi é uma versao da música Llorando Se Fue, do grupo boliviano Los Kjarkas (neste vídeo, a versao portuguesa que agitou brasileiros e europeus, na década de 80)                                                  

Tres reacoes instantaneas para o momento com a radioweb: estranhanheza. Estava techno, techno, techno, versoes de pops conhecidos de artistas como Rihanna e Justin Timberlake, quando eis que de repente, o sonzinho da sanfona introduzindo "chorando se foi, quem um dia só me fez chorar"...Ai, essa tal pós-modernidade, rsrs. A  minha segunda reacao foi de alegria, pois em meio ao pancadao do DJ, veio aquele ritmo suingado (remixado, mas  com todo o molejo) da lambada, que soa tao familiar aos meus ouvidos. E a terceira reacao, nostalgia. Tive uma breve lembranca dos meus tempos de crianca, quando eu brincava em frente à minha casa e essa música sempre tocava na radiola de algum vizinho. Final da década de 80 e essa lambada sacudia o esqueleto do pessoal, em Sao Luís. Nossa, que recordacao!

Aliás, memória afetiva é algo interessante. Faz a gente embarcar mesmo dentro de um pensamento, um tempo que já passou. Aquele lugar, aquele perfume, aquele objeto, aquela música. Tem sempre "aquela" coisa que nos faz lembrar um momento ou alguém especial.

Nao tem jeito, toda vez que escuto, por exemplo, a música 1234, da cantora canadense Feist, ou assisto ao filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, com o talentosíssimo Johnny Depp, sempre me lembro do primeiro dia, da minha primeira viagem à Alemanha.

E voce, caro visitante, já voltou no tempo por conta de uma música ou outra coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário