![]() |
Usuário consultando o acervo. A estante é dupla face. Observe que lá atrás também tem visitante (Imagem de internet) |
Escrevi, ligeiramente, em post anterior sobre uma iniciativa que oferece livros de graca para as pessoas, em Bonn. Esses livros ficam dispostos em uma estante pequena, ao ar livre, e todos podem usá-la. É chamada estante aberta.
O princípio que norteia a existencia dessa mini biblioteca é bem democrático: livros emprestados, sem data limite para devolucao e sem cobranca de taxa, apenas leitura com fim de informar ou entreter e, se possível, a contribuicao do público para a manutencao e ampliacao do acervo.
Nas prateleiras há livros para todos os gostos. Do genero ficcional ao de instrucao técnica. Tem romance, publicacoes da área da saúde, auto-ajuda, coisas sobre sistema de Informática. Um pouquinho de muitas searas.
Existem estantes abertas em outras cidades da Alemanha. Em Bonn, presenciei a experiencia em Poppelsdorfer Allee, no centro da cidade, e, inclusive, já tomei emprestado um livro. Posso dizer que, lá, o projeto é bem sucedido. A estante recebe muitos visitantes, tem sempre um leitor procurando publicacoes, a qualquer hora do dia ou da noite.
A estante da praca de Poppelsdorfer foi inaugurada em 2003 e tem o apoio da Fundacao dos Cidadaos de Bonn. E as pessoas tem zelado pelo patrimonio. Nao há vestígios de vandalismo. A madeira da estrutura nao está riscada e as portinhas de vidro estao funcionando bem, sem rachaduras ou quebradicos.
Além dos livros disponíveis em Poppelsdorfer, há ainda, em Bonn, estantes gratuitas em Bad Godesberg (no City-Terrassen), Beuel Rheinufer, Bonner Bogen, Altstadt, Duisdorf e uma perto da universidade, na cabide telefonica londrina. Essas estantes sao uma boa, né? ;)
Puxa, genial!
ResponderExcluir