domingo, 6 de março de 2011

Biblioteca, um programa de domingo

Domingo de Carnaval, 21h. Bliblioteca da Universidade de Bonn. É véspera de feriado na cidade e, para minha positiva surpresa, a biblioteca nesse dia estava movimentada. As mesas quase todas ocupadas com pessoas concentradas, lendo, usando internet, escrevendo alguma coisa ou fazendo uma pausa para o lanche.

Muita gente para um domingo à noite (quase 22h e véspera de feriado). Ou não?
Acho que estou com a cabeça no Brasil e, portanto, qualquer comparação encontraria uma grande disparidade.

O ambiente dessa Biblioteca é legal, tranquilo, bonito, agradável. Logo na entrada tem-se acesso a uma sala com chão de carpete e vários computadores para os alunos se conectarem à internet. Na sala de leitura, as mesas também são adaptadas para receber notebook. Antes desse espaço para os estudos existe uma saleta de vidro com sofás e puffs, em que os alunos podem conversar e ler as váaarias revistas e jornais que ficam no acervo.

Tentei evitar uma comparação, mas fiquei pensando: que bom seria se a biblioteca da UFMA também estivesse bem aparelhada e pudesse oferecer internet e espaços estimulantes para os estudantes.

Tudo bem que já tem wireless em alguns pontos, mas mesmo assim a vida na rede mundial para os alunos da Federal do Maranhão capenga. O terminal da biblioteca só tem quatro ou cinco computadores, mas a internet mesmo está sempre com problemas e o tempo de acesso é curtíssimo, mal dá para checar o e-mail.

Pelo que vi por aqui, os frequentadores da biblioteca de Bonn levam a cabo aquele aviso de Silêncio!. Durante a minha permanência só ouvi barulho de teclado e algumas tossidas. Dá para mergulhar na leitura e se concentrar de verdade.

Outra coisa bacana é saber que a gente pode chegar às 21, sair perto da 24h e ir a pé até a estação de metro, sem medo de ser assaltado. Aliás, no horário que saí tinha uma fila de bicicletas estacionadas. Eram todas bonitas, de diferentes modelos e, que bom que seus usuários podem estudar tranquilos, enquando elas esperam lá fora.

A  biblioteca da Universidade de Bonn abre de segunda a domingo, exceto feriado. De segunda a sexta-feira o horário é de 8h às 24h e nos finais de semana de 10h às 24h.

Entre os nomes conhecidos que passaram pela Universidade de Bonn, como professor ou aluno, estão:

2 comentários:

  1. É Janu... a gente se esforça pra não fazer comparação. Mas é um grande desafio. Lembro que na Universidade de Nantes, que não tem todo o status da de Bonn, as condições são bem similares. Uma reflexão que trouxe é entender o motivo de aqui nossa biblioteca ser usada para bate-papos ou sono. Não existe área de vivência na UFMA, diferente do que constatei em Nantes e vc, agora, em Bonn. Outra comparação inevitável foi com a alimentação: na de Nantes haviam 5 baias que ofertavam 5 tipos diferentes de comidas (massas, peixes etc). Não dava pra não lembrar do RU!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Andréia, as condicoes sao diferentes e a postura dos estudantes também. Percebo, aqui, um compromometimento sério dos alunos com os estudos. Bonn é uma cidade universitária, como Nantes, e tem gente do mundo inteiro. Eles sabem o quanto custa (e nao é barato) estudar-morar na Alemanha. Talvez por isso, eles nao vao à biblioteca para dormir ou ficar de papo furado, rsrs. Sobre a parte da comida, realmente, é outra grande diferenca. Na Mensa (o RU daqui) o cardápio é variado, tem Menu 1 e Menu 2: um vegetariano e outro com carne e complemento. Os pratos podem ser consultados pela internet e fica disponível tanto o cardápio da semana corrente quanto o cardápio da semana seguinte. É organizado e os alunos podem se programar.
    A UFMA poderia comecar melhorando a comida dos estudantes e servidores ;)

    ResponderExcluir