sábado, 12 de março de 2011

Sopa sortida

Nesta semana, acompanhei o pessoal da Igreja Adventista em um trabalho voluntário, lá na Hauptbahnhof – estação principal de trens e metrôs de Bonn.

A ação é feita às quartas-feiras e consiste na distribuição de sopa para desempregados, sem-teto, drogados e outras pessoas marginalizadas.

Na verdade, vai um pouco mais do que sopa. Nesta quarta pós-Carnaval, eles receberam um saco com banana, maçã, chocolate, muffins, pão preto e a sopa - com legumes e carne.

Embora seja um trabalho da igreja, os membros da Adventista não pregam e não chamam ninguém para se converter. Não tem bate-papo sobre a Bíblia, apenas fazem a doação de alimento. Se alguém se interessar e perguntar aí, sim, eles anotam o endereço da Igreja.

Os voluntários chegam às seis da tarde e, depois de esvaziado o panelão de sopa, eles voltam para casa ou vão fazer um estudo bíblico na casa de algum membro

Fiquei imaginando: se o pessoal da IBA estivesse aqui, a história iria ser outra. Ninguém ia sair sem ouvir, mesmo que fosse só uma tantinho, da palavra de Deus, rsrsrs

De qualquer forma, a sopa quentinha, no inverno rigoroso, é uma bênção.
 
Infelizmente, a Hauptbahnhop está cheia de sem-tetos e drogados. Recordei-me de cenas do filme Christiane F., em que jovens se encontravam em uma estação de Berlin, para vender e consumir drogas. Não faz parte da ficção, essa foi e ainda é uma triste realidade para muitos alemães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário