domingo, 6 de março de 2011

O olhar ocidental para o véu preto

Mulher islâmica de niqab (internet)
Fui sábado ao supermercado e vi uma cena impressionante: uma mulher de niqab. 

Niqab é um tipo de indumentária que as mulheres muçulmanas usam e que cobre corpo, cabeça, rosto e só deixa os olhos à mostra.

Embora seja comum encontrar, na Alemanha, muçulmanas com o véu na cabeça, a visão de uma niqabi na ruas é bem menos frequente. Por isso, ver uma delas ao vivo e a cores - ou melhor, ao vivo e em preto – com esse tipo de vestimenta é, no mínimo, impactante. Causa uma certa estranheza. 


(Expressão curiosa: ao vivo. Para nós, ocidentais, uma manta preta vagando entre as pessoas traz uma relação com a morte)


Foi a segunda vez que vi, na Alemanha, uma muçulmana totalmente coberta de preto. A primeira foi em 2009, na cidade de Colônia. Eu estava perto da Catedral e a mulher passou empurrando um carrinho de bebê.

Mas lá, ela estava de burka - é quase a mesma vestimenta, mas na burka usa-se uma telinha na frente dos olhos.

Dessa vez, no supermercado, a cena aconteceu assim: eu procurava feijão para comprar. De repente, percebi um vulto escuro e, de reflexo, meus olhos foram atrás. Quando mirei, lá estava ela, toda de preto da cabeça aos pés. De relance não dava para distinguir se estava de frente ou de costas. 

O vestido dela era inteiro e não tinha um corte definido. As costuras laterias do corpo passavam direto para os braços e, depois, envolvia a cabeça como um capuz. O tecido parecia cetim. 

Já o rosto estava encoberto por uma flanela preta e um fio entre os olhos o segurava ao ganguinho preso no pano da cabeça. Uma engenharia inusitada!! 

Pela faixinha de pele e olhos pintados que consegui ver, a mulher deve ter mais de 40  e parece ser simpática. Falava e gesticulava bastante com o rapaz que a acompanhava. Eles não conversavam em alemão. Foi tudo o que deu para registrar daquele bloco humano cor de sombra. 

Os tipos de indumentárias das muçulmanas (internet)
NIQAB PARECE BURKA, MAS NAO É

Apesar de parecidas, as roupas das mulheres islâmicas trazem algumas diferenças. 

- O Senado francês aprovou e, a partir da primavera de 2011, fica proibido o uso do véu integral muçulmano em espaços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário